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O aprendizado revisado do zero, para criar um modelo efetivo

Revisamos e reunimos diversas descobertas científicas no campo da neurobiologia do aprendizado para criar um modelo de ensino semipresencial e a distância capaz de multiplicar a velocidade do aprendizado e a retenção de longo prazo.

Nosso modelo se materializa na aplicação do Método DAP3R, por meio de um sistema informatizado de gestão do aprendizado, que pode ser usado:

  • Semipresencial: em todas as áreas da educação.

  • Totalmente EAD: educação superior, pós-graduação, educação corporativa, certificações, ensino de idiomas, vestibulares, OAB, CFC, e concursos.

Além do ganho de qualidade e efetividade, a nossa solução foi pensada para escalabilidade, de modo que muito provavelmente diminuirá os custos da sua instituição com material, espaço e recursos.


A soma de pequenas mudanças que produz um enorme resultado

O nosso Modelo Base destrinchou a biologia da aquisição do conhecimento para produzir 30 Princípios do Aprendizado, cuja aplicação produz uma diferença enorme em termos de aprendizado e retenção de longo prazo. Alguns exemplos:

  • Fomente o interesse pelo assunto antes de começar a ensinar.

  • Capacite o estudante para o aprendizado de alto rendimento - ensine técnicas corretas de estudo.

  • Planeje previamente todo o caminho do aprendizado e mostre ao estudante.

  • Apresente um material rico, que dê dinamismo ao estudo.

  • Apresente o conteúdo de forma gamificada, para trazer o estudo para o campo ativo do aprendizado.

  • Monitore o desempenho do estudante em cada microtópico da matéria e utilize essa informação para planejar as revisões e rodadas sucessivas de exercícios.

  • Mostre ao estudante a sua evolução, crie estímulos reais.

  • Vincule todo o processo de aprendizado a objetivos tangíveis e alcançáveis.

  • Vários outros.


Fomos feitos para aprender ativamente

As soluções de aprendizagem inovadoras da Gobrain fornecem os recursos e as ferramentas necessários para o estudante avançar mais rápido e melhor no seu caminho do aprendizado.

Os resultados são: maior engajamento, maior compreensão do processo de aprendizagem, aprendizado mais veloz e maior retenção de longo prazo.


Os elementos da solução

O DAP3R

O DAP3R é fruto de toda a pesquisa e desenvolvimento realizados. Ela tem dois resultados principais: aumenta a velocidade do aprendizado e melhora a retenção de longo prazo.

Os principais atributos do DAP3R são:

  1. Ele entrega o planejamento e a condução do estudante pela sua jornada individual de aprendizado:

  • Comunicamos o plano de estudo para o estudante desde o início. Ele passa a saber onde deve chegar e o que deve aprender no caminho.

  • O estudante percorre a jornada do aprendizado de forma gamificada, trazendo mais objetivos tangíveis para enriquecer a experiência de aprendizado ativa.

  • Aplicamos e mensuramos o alcance dos Objetivos de Aprendizado (Bloom's Taxonomy).

  • Utilizamos diversas técnicas de estruturação e apresentação e mensuramos continuamente sua eficácia através do estudo do comportamento do usuário.


  1. Ele entrega um dashboard real e fiel para os professores planejarem suas ações pedagógicas e para os estudantes acompanharem o seu desempenho em tempo real:

  • O desempenho do estudante é mensurado em todos os aspectos relevantes.

    • Ritmo de estudo por assunto/matéria.

    • Rendimento de estudo por assunto/matéria.

  • Os conteúdos são redesenhados a partir dos resultados de ritmo e rendimento.

  • O estudante recebe feedback imediato.


  1. Ele entrega um aprendizado duradouro:

  • Com o uso de uma variedade de técnicas, o aprendizado é fixado de forma muito mais duradoura.

  • Com o uso das revisões espaçadas automaticamente pelo sistema, a retenção de longo prazo aumenta de aprox. 4% para 70%.

O embasamento científico

A base do DAP3R é a teoria neurobiológica da aquisição do conhecimento. A partir de extensa pesquisa sobre aprendizado e memorização, construímos uma lista de princípios teóricos neurobiológicos para a aquisição do conhecimento.

Dessa pesquisa surgiram constatações sobre descobertas científicas, mesmo antigas, que não vêm sendo aplicadas adequadamente no processo de ensino e aprendizagem. Assim, as primeiras oportunidades de melhoria do sistema atual já foram identificadas.

O Modelo Base

O nosso Modelo Base para o aprendizado possui 63 conceitos correlacionados, e, em conjunto com outras ferramentas pedagógicas, serve para criar e avaliar novas iniciativas para melhorar o processo de aprendizado.

Partimos do conhecimento semântico e destrinchamos os principais elementos neurobiológicos que influenciam o processo de aprendizado. O fato de ser baseado em ciência e de os 63 conceitos estarem bem encaixados entre si nos dá uma base muito sólida para desenvolver o método e testar as hipóteses adequadamente.

Os Princípios do Aprendizado

Outro fruto da pesquisa, do levantamento e do Modelo Base, foi a escolha de 30 Princípios do Aprendizado. Esses princípios tratam das primeiras etapas, tanto da dimensão do processo cognitivo, quanto da dimensão do conhecimento na Taxonomia de Bloom revisada.

A solidez da base biológica para tratar dos elementos iniciais do aprendizado são suficientes para nortear todo o desenvolvimento de melhorias para os métodos e sistemas de ensino e aprendizado e para adaptá-lo às necessidades específicas de cada indústria.

A Taxonomia de Bloom Revisada

O quarto componente do DAP3R é a Matriz do aprendizado (MA), baseada no trabalho de revisão da Taxonomia do Aprendizado de Bloom, realizado por Anderson, Krathwohl et. al.

A nossa MA trabalha o aprendizado em duas dimensões: a do conhecimento e a do processo cognitivo.

A Dimensão do Conhecimento parte de conhecimentos mais concretos para conhecimentos mais abstratos e é dividida em quatro tipos: factual, conceitual, procedimental e metacognitivo.

Já a Dimensão do Processo Cognitivo parte de habilidades de cognição mais simples, como a lembrança, o entendimento e a aplicação, para habilidades de cognição mais complexas, como a análise, a avaliação e a criação.

As duas dimensões são cruzadas em um plano, criando a MA. Nela, cada célula traz um tipo de Objetivo de Aprendizado (OA), que é formado por um verbo e um objeto. A avaliação do aluno em cada OA nos mostra em que Nível de Complexidade ele está.

A tecnologia viva

A tecnologia é o quinto componente do DAP3R. É ela que permite que um método de aplicação e gerenciamento complexo como o DAP3R seja aplicado com grande eficiência e ganho de escala.

A tecnologia que utilizamos permite planejar, organizar, produzir e enriquecer/atualizar a produção do material de ensino com enorme eficiência.

Do outro lado, a tecnologia nos permite administrar um método didático complexo aos estudantes sem que eles sequer percebam essa complexidade e apenas colham os frutos do aumento da efetividade do seu aprendizado.

A tecnologia nos permite planejar de forma automática o aprendizado de grande quantidade de conteúdo para um indivíduo, de acordo com os seus objetivos e suas restrições específicos. Ela permite um monitoramento detalhado e em tempo real do avanço de aprendizado, bem como o exercício automático da orientação e o controle necessários.

Machine Learning

Além das aplicações mais perceptíveis, nosso modelo de dados é preparado para registrar anonimamente as interações e os resultados de todas as ações relevantes dos indivíduos, abrindo espaço para a inteligência artificial do nosso software. Através de técnicas de machine learning e deep learning, o software poderá encontrar insights e padrões que poderão resultar em descobertas inéditas e relevantes rumo ao aperfeiçoamento do método DAP3R, e também dos próprios aplicativos e demais métodos didáticos.

É por isso que dizemos que o nosso componente de tecnologia é vivo. Pois, além de estar em constante evolução e modificação, ele é capaz de dar vida também aos outros componentes do DAP3R.

O modo de integração

O sétimo componente do DAP3R é a forma de integração das seis partes anteriores em uma metodologia poderosa, que tem condições de transformar a educação no Brasil e no mundo.

Essa metodologia consiste no conjunto de técnicas de condução do estudante através de um processo de aprendizado coeso e é o que chamamos de DAP3R.

O DAP3R consiste em:

  • D - Desenvolver o estudante, capacitando-o para o aprendizado.

  • A - Apresentar o objeto do aprendizado (conteúdo, técnica etc.) de forma adequada (sequência, didática, organização, diagramação, riqueza de multimídia etc).

  • P - Praticar, fazendo o estudante exercitar o aprendizado através de questões, atividades, experiências etc.

  • 3R - Revisar o aprendizado 3 vezes, com revisões enriquecidas que conduzam o estudante para células mais avançadas do MA.

A aplicação do DAP3R permite-nos entregar planejamento personalizado, gestão da aplicação de conteúdo, monitoramento e controle automáticos de desempenho, tudo isso de forma personalizada para o perfil de aprendizado e para o objetivo do estudante.

O rendimento do estudante é multiplicado e o papel do professor ganha importância, pois ele passa de transmissor de conteúdo para gestor de aprendizado.

Gerindo o conhecimento do mundo

As duas maiores soluções que traremos são:

  1. Levar educação de qualidade a todos, especialmente às pessoas de baixa renda.

  2. Alavancar o aprendizado da pessoa, gerenciando-o para:

    • Informar o que ela sabe e o que ela não sabe.

    • Montar, com base no que ela sabe e no que ela não sabe, o currículo exato necessário para alcançar os seus objetivos educacionais ou profissionais.

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