O problema

Um método de aprendizado passivo e biologicamente inadequado

Alguns tópicos do problema:

O sistema formal de educação atual está desperdiçando o tempo de alunos e professores:

    • Utiliza-se quase o mesmo método inventado há 450 anos, com adaptações.

    • A tecnologia foi inserida apenas como um meio de comunicação e não um meio de transformação.

    • O estudo formal é visto pela maioria das pessoas como um processo passivo e aborrecedor.

    • Os resultados são fracos, globalmente, e a educação formal tornou-se um problema debatido em todo o mundo.


O sistema formal de educação atual está falhando, até mesmo em aproveitar os conhecimentos científicos consolidados há décadas:

    • Falha em apresentar o caminho do aprendizado para o aluno - fora da linguagem e do contexto do estudante, muito abstrato.

    • Falha em fomentar o interesse prévio do estudante e em apresentar previamente os objetivos de aprendizado de cada seção.

    • Avança o estudante sem que ele possua a base conceitual necessária - o que causa futuras dificuldades de aprendizado e frustração com o sistema educacional.

    • Não vincula o aprendizado a projetos práticos e objetivos palpáveis - o ensino continua sendo um processo passivo de transmissão de conhecimento de adultos para jovens e crianças.

    • As capacidades cognitivas dos estudantes são pouco treinadas e de forma pouco sistematizada. Não se ensina o que é aprender e como funciona o processo de aprendizado.

    • Não há um controle preciso e individualizado do que o estudante sabe, da profundidade de seu conhecimento em cada item da matéria e do que ele não sabe.

    • Demora para avaliar e dar feedback, que ocorre tanto tempo após a ação do estudante, que ele nem sequer lembra do que fez - é como aprender a dirigir recebendo as correções do instrutor um mês após cada aula.

    • Ignora ou faz pouco uso de revisões para melhorar a retenção de longo prazo.


O sistema formal de educação atual não usa a tecnologia adequadamente:

    • Não é capaz de planejar e controlar a jornada de aprendizado de cada estudante, individualmente.

    • Apresenta os conteúdos com uma forma e estrutura ultrapassada e arcaica.

    • Não usa a tecnologia para conduzir as primeiras dimensões do conhecimento e do processo cognitivo, o que acaba por forçar o professor a gastar a maior parte do seu tempo nos processos mais simples da aprendizagem (passando conceitos, preparando aula, corrigindo provas).

    • Nivela os estudantes entre si, em grupos, para conseguir gerir o seu aprendizado. Com pouco uso de tecnologia não há diagnósticos e ações individualizadas para ajudar cada estudante.

    • Um professor precisa gerir o aprendizado de 400 alunos acerca de uma matéria, ao longo de um ano, e depois ser capaz de passar toda essa informação para um próximo professor, se necessário.

    • Não se utiliza a tecnologia para oferecer feedback imediato ao estudante sobre o seu avanço no processo de aprendizado.


Fique por dentro